terça-feira, 14 de junho de 2016

Do medo à Paz efectiva



O texto do analista Noé Nhantumbo, que, com a devida vénia, copio do CanalMoz 1727, de hoje, 14 de Junho, e que publico em página anexa, deixou-me deslumbrado pela sabedoria revelada e as sugestões de nom comportamento propostas nesta hora delicada e melindrosa da vida deste Moçambique.

Com o início de funções da chamada Comissão Mista em vista do Encontro a alto nível do PR e do Líder da Renamo, esperava eu notícias mais animadoras que dissipassem as dúvidas da viabilidade real do encontro ansiosamente esperado por todo o Povo Moçambicano.

Mas começo a ficar com medo (não como o medo generalizado que já se sente na sociedade, tanto a popular como a pensante e crítica) que se repitam as tristes rondas do CCJC, mais de 100, que foram sistematicamente emperrando em birras de quem não queria, aparentemente, o verdadeiro diálogo, mas fingir que dialogava para continuar a encher a boca apenas com a dita palavra…

Sempre defendi que em Moçambique há gente com sabedoria mais que suficiente para ajudarem num genuíno DIÁLOGO NACIONAL, seriamente orientado para as soluções nacionais.

O texto do Noé Nhantumbo, como os textos dos Bispos católicos mais recentes são a prova disso mesmo. Só me fico a perguntar: por que se não aceitam estes facilitadores patriotas na efectivação do dito desejado diálogo para uma Paz sadia?